Calendario

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Planejanto Atividade com Hipertexto ou internet

Clicar na imagem para visualizar o Planejamento

domingo, 6 de junho de 2010

Hipertexto

Ao navegar pela internet em busca do termo Hipertexto encontrei várias denominações e explicações, porém o que mais me chamou a atenção foi: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Com certeza uma ferramenta muito importante e prática para se trabalhar, pois facilita a compreensão de qualquer informação contida em um texto, além de ser um excelente exercício pois a busca de palavras novas é incessante, a cada link buscado se tem acesso a novos links e você pode passar horas a fio navegando e descobrindos novos hipertextos.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.