Calendario

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Plano de Aula/Projeto

CURSISTAS:
Elda Reijane de Oliveira Cesar Muniz
Hosana de Fátima Rodrigues Correia
Nadir Pimentel Silva Dias
Raquel Rodrigues Alves.

REESCREVENDO HISTÓRIAS: A cigarra e a formiga

MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental - 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

TEMA: leitura, produção, análise e reflexão sobre a linguagem

DADOS DA AULA

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA

 Análise crítica das informações (explícitas e implícitas);
 Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais apresentadas.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
2 semanas

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR

Leitura prévia - leitura antecipatória e leitura de mundo.
 Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos.
 Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo aspecto e interesses dos leitores.

SEQUENCIA DIDÁTICA E RECURSOS UTILIZADOS NAS AULAS
- utilização do labin;
- aula interativa em grupos em sala de aula / labin;

ATIVIDADE 1
Apresentação da fábula: A cigarra e a formiga pela Professora e participantes (leitura em voz alta) Ao fazer uma leitura em voz alta deverá:
 Ler, obedecendo todos os sinais de pontuação;
 Ler com expressão, dando atenção especialmente a inflexão nas leituras dialogadas, em grupo e individualmente.

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9am

ATIVIDADE 2
Após a leitura do texto, os participantes devem ser divididos em pequenos grupos.
Neste momento, o professor deve promover uma “Tempestade de idéias” e registrar na lousa todas as falas dos participantes.
Aproveitar esse momento e fazer uma dramatização do texto.
Nesse momento a Professora fala sobre as características textuais do gênero fábula em seguida trabalha com os alunos as inferências e apresenta o texto em forma de poema.
A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o Verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
- Amiga - diz a cigarra -
- Prometo, à fé de animal,
Pagar- lhe, antes de Abril,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
- No Verão, que fazias?
Boa vida? - ela pergunta.
Responde a outra: - Eu cantava
Noite e dia, a toda hora.
- Oh! Bravo! - torna a formiga
- Cantavas?
Pois então dança agora!
Pois então dança agora!


http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga1.htm
ATIVIDADE 3

No laboratório de informática os participantes devem inicialmente acessar o site:
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

O vídeo é uma versão animada da fábula “A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os participantes.
Observando os comentários, o professor indicará ou não a necessidade de uma pesquisa. Exemplo: valores morais. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade reforçam o conceito de fábula.
Esses são alguns sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem esse conceito:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htm
ATIVIDADE 4

Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada
http://www.topgameskids.com.br/video-view/233-a+cigarra+e+a+formiga+.html


ATIVIDADE 5
RECURSOS COMPLEMENTARES
Leituras para o professor: Definição wiki: Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Wiki (com um 'W' maiúsculo) e WikiWikiWeb. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Para criar a página web wiki uma das estruturas gratuitas disponíveis é o site: http://www.wikispaces.com/
Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563
ATIVIDADE 6

Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópia.
Em seguida, recolher os textos e distribuir novamente para a correção em grupos.
Os grupos farão as intervenções utilizando:
- Ícones que identifiquem os erros encontrados;
- Autocorreção: escrever a palavra a lápis acima da que precisa ser reescrita (Utilizar o dicionário).


AVALIAÇÃO

Durante todas as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, reescrita e dramatização. Alunos

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Fluxo das Aulas Programa Circuito Campeão/2009
- Referencial Curricular /2009
- Guia do Cursista: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – MEC.2008


PESQUISA NA INTERNET ATRAVÉS DE ALGUNS SITES COMO SUGESTÃO Sites:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9
http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htmties.com/mitologica_ http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga1.htm2000/hisfabulas.htm http://www.topgameskids.com.br/video-view/233-a+cigarra+e+a+formiga+.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563

Memorial Reflexivo

Realizar um memorial sobre todo o percurso que passei deste o inicio do curso até o presente momento, é remeter a questionamentos do que mudou em minha prática e do que ainda pode mudar (até finalizar todas as atividades), visto que o curso muito proporciona para nós enquanto educadores trabalharmos com nosso alunado.
No decorrer do curso aprendi muitas coisas interessantes relacionadas ao uso das tecnologias até então desconhecidas por mim, porém confesso que ainda preciso melhorar aprimorar mais esses conhecimentos que adquiri, pois tive algumas dificuldades, o que não me envergonho em dizer, visto que não passei por elas sozinha, várias colegas também tiveram dificuldades, mas o que conta no final é o aprendizado que tivemos, o apoio incondicional das colegas de curso e da nossa tutora Rejane, e agora no final do curso a Elizangela que muito contribuiu para a superação dessas dificuldades.
Esse curso me abriu um leque de possibilidades para se trabalhar em sala de aula utilizando as tecnologias e não só em sala como também em outras áreas da educação. Sempre gostei de utilizar as tecnologias em meu trabalho, quando estava em sala de aula, na coordenação pedagógica sempre procurava conciliar o meu trabalho com as tecnologias, então esse curso só veio a somar com o pouco que já sabia.
E para concluir esse relato das minhas experiências no decorrer do curso não poderia deixar de citar momentos de angústias, dúvidas e até choro, devido a falta de tempo, ou quem sabe a falta de otimização desse tempo, para a realização das atividades propostas, como aconteceu no fechamento do semestre passado onde tínhamos muito trabalho para encerrar o semestre e atrasamos as atividades da Unidade III e tivemos que conciliar as duas atividades, porém graças a Deus no final deu tudo certo e o que realmente importa em tudo isso é o aprendizado que fica.


Porto Nacional, 23 de setembro de 2010.


Elda Reijane de Oliveira Cesar Muniz

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

No atual mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e tecnológicas e vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade. As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, dinâmica e acessível a todos, evidenciando a necessidade de incluir essas novas tecnologias nas escolas. E a proposta de utilizar as tecnologias no processo educativo desde as séries iniciais, vem com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos na escola e revolucionar a educação. E o que cabe a nós é chamar a atenção dos educadores de um modo geral, a enxergarem a carência presente no contexto escolar, a partir do instante em que é rejeitada a inclusão digital na educação. Pois a resistência ao novo ainda é muito forte em nossos educadores.
O uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação, permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de recriar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola e até mesmo fora dela, pois as TICs possibilitam um conhecimento de mundo.
Anuncia-se um novo tempo, cabendo a nós educadores, estando na função de gestor ou professor, participar de processos de Formação Continuada e em serviço que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola e em consonância com o Projeto Político Pedagógico, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.