No atual mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e tecnológicas e vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade. As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, dinâmica e acessível a todos, evidenciando a necessidade de incluir essas novas tecnologias nas escolas. E a proposta de utilizar as tecnologias no processo educativo desde as séries iniciais, vem com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos na escola e revolucionar a educação. E o que cabe a nós é chamar a atenção dos educadores de um modo geral, a enxergarem a carência presente no contexto escolar, a partir do instante em que é rejeitada a inclusão digital na educação. Pois a resistência ao novo ainda é muito forte em nossos educadores.
O uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação, permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior. Criam-se possibilidades de recriar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola e até mesmo fora dela, pois as TICs possibilitam um conhecimento de mundo.
Anuncia-se um novo tempo, cabendo a nós educadores, estando na função de gestor ou professor, participar de processos de Formação Continuada e em serviço que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola e em consonância com o Projeto Político Pedagógico, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.
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Há 10 anos
Dinha, na atual conjuntura de desenvolvimento tecnológico é imprecindível que os esducadores vão de encontro a essas ferramentas para melhor aprendizagem dos alunos, mas as escolas propicie condições necessárias a essas possíveis mudanças.
ResponderExcluirElizamar
Oi Elda!!!!!
ResponderExcluirQuando vc cita"As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, dinâmica e acessível a todos, evidenciando a necessidade de incluir essas novas tecnologias nas escolas." concordo plenamente e é tão dificil acompanhar tanta evolução qdo começamos a adaptarcom algo já temoutra coisa mais atualizada para ser aprendida. com isso percebemos que o aprendizado só acaba mesmo qdo a gente morri. Mas como temos muito q viver, temos muito o que aprender concorda?
Mas pelo menos aprender é sempre bom. Pois percebo o quanto me sinto realizada qdo me deparo diante de algo muito complicado do qual eu consegui realizar.
Este curso me ensinou muito a crescer e acredito q c/ vc não foi diferente.
Estousentindo sua falta um grande abraço
Dalvina
Olá colega!!!!
ResponderExcluirAs possíveis mudanças faz com que nós educadores busquemos cada vez mais acompanhá-las de forma que possamos fazer a diferença na aprendizagem dos nossos alunos.E as TICs não deve ficar de fora.
Abrços
Ivana