Calendario

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Plano de Aula/Projeto

CURSISTAS:
Elda Reijane de Oliveira Cesar Muniz
Hosana de Fátima Rodrigues Correia
Nadir Pimentel Silva Dias
Raquel Rodrigues Alves.

REESCREVENDO HISTÓRIAS: A cigarra e a formiga

MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental - 5º ano

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

TEMA: leitura, produção, análise e reflexão sobre a linguagem

DADOS DA AULA

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA

 Análise crítica das informações (explícitas e implícitas);
 Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais apresentadas.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
2 semanas

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR

Leitura prévia - leitura antecipatória e leitura de mundo.
 Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos.
 Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo aspecto e interesses dos leitores.

SEQUENCIA DIDÁTICA E RECURSOS UTILIZADOS NAS AULAS
- utilização do labin;
- aula interativa em grupos em sala de aula / labin;

ATIVIDADE 1
Apresentação da fábula: A cigarra e a formiga pela Professora e participantes (leitura em voz alta) Ao fazer uma leitura em voz alta deverá:
 Ler, obedecendo todos os sinais de pontuação;
 Ler com expressão, dando atenção especialmente a inflexão nas leituras dialogadas, em grupo e individualmente.

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9am

ATIVIDADE 2
Após a leitura do texto, os participantes devem ser divididos em pequenos grupos.
Neste momento, o professor deve promover uma “Tempestade de idéias” e registrar na lousa todas as falas dos participantes.
Aproveitar esse momento e fazer uma dramatização do texto.
Nesse momento a Professora fala sobre as características textuais do gênero fábula em seguida trabalha com os alunos as inferências e apresenta o texto em forma de poema.
A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o Verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
- Amiga - diz a cigarra -
- Prometo, à fé de animal,
Pagar- lhe, antes de Abril,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
- No Verão, que fazias?
Boa vida? - ela pergunta.
Responde a outra: - Eu cantava
Noite e dia, a toda hora.
- Oh! Bravo! - torna a formiga
- Cantavas?
Pois então dança agora!
Pois então dança agora!


http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga1.htm
ATIVIDADE 3

No laboratório de informática os participantes devem inicialmente acessar o site:
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

O vídeo é uma versão animada da fábula “A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os participantes.
Observando os comentários, o professor indicará ou não a necessidade de uma pesquisa. Exemplo: valores morais. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade reforçam o conceito de fábula.
Esses são alguns sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem esse conceito:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htm
ATIVIDADE 4

Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada
http://www.topgameskids.com.br/video-view/233-a+cigarra+e+a+formiga+.html


ATIVIDADE 5
RECURSOS COMPLEMENTARES
Leituras para o professor: Definição wiki: Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Wiki (com um 'W' maiúsculo) e WikiWikiWeb. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Para criar a página web wiki uma das estruturas gratuitas disponíveis é o site: http://www.wikispaces.com/
Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563
ATIVIDADE 6

Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópia.
Em seguida, recolher os textos e distribuir novamente para a correção em grupos.
Os grupos farão as intervenções utilizando:
- Ícones que identifiquem os erros encontrados;
- Autocorreção: escrever a palavra a lápis acima da que precisa ser reescrita (Utilizar o dicionário).


AVALIAÇÃO

Durante todas as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, reescrita e dramatização. Alunos

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Fluxo das Aulas Programa Circuito Campeão/2009
- Referencial Curricular /2009
- Guia do Cursista: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – MEC.2008


PESQUISA NA INTERNET ATRAVÉS DE ALGUNS SITES COMO SUGESTÃO Sites:
http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9
http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htmties.com/mitologica_ http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga1.htm2000/hisfabulas.htm http://www.topgameskids.com.br/video-view/233-a+cigarra+e+a+formiga+.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=563

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário